Brasil. República Federativa do Brasil
Notícias RSS

contraste

separador

25 de outubro – Dia do Patrono da Construção Civil e dos Profissionais da Engenharia Civil

Parabéns do Crea-SP

 
 
 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Sendo a principal figura dentro da Construção Civil, o Engenheiro Civil é homenageado neste dia 25 de outubro, com seus mais diversos campos de atuação. Nesta data, também é comemorado o dia da Construção Civil e do “Patrono da Engenharia Civil”, santo Frei Antônio de Sant´Ana Galvão, considerado o primeiro engenheiro brasileiro. A data remete ao ano de 1998, quando Galvão foi beatificado pelo Papa João Paulo II. #PraCegoVer: Vídeos mostrando a cidade sob filtro azul. Lê-se: “Olhe pela janela mais próxima!/ Talvez você veja casa e prédios.../ Pontes, ruas ou até estradas.../ Por baixo de tudo, há o sistema de saneamento. / Pode haver túneis para passar o metrô./ Quantos profissionais de Engenharia Civil trabalharam para construir as paisagens ao seu redor... Os lugares que você frequenta.../ Hoje é dia deles!/ Dia 25 de outubro – Dia do Engenheiro Civil” . . #creasp #engenharia #civil #freigalvao

Uma publicação compartilhada por Crea-SP (@creasaopaulo) em

 

No dia 8 de março de 2007 o Crea-SP decidiu, em Sessão Plenária, que o 25 de outubro seria consagrado como Dia dos Profissionais da Engenharia Civil e do Patrono da Construção Civil, Santo Antônio de Sant’Anna Galvão – o Frei Galvão. Nesta data, no ano de 1998, o Papa João Paulo II beatificou “o primeiro engenheiro brasileiro”, que na juventude também atuou como auxiliar de pedreiro, seguindo, posteriormente, como mestre de obras e arquiteto, numa época em que a profissão não era regulamentada e a tecnologia não dispunha de recursos avançados.

Mesmo enfrentando todos os desafios da escassez de material e recursos humanos, Frei Galvão projetou e construiu obras que se perpetuaram, destacando-se o secular Mosteiro da Luz na cidade de São Paulo.

Frei Galvão foi inscrito no Livro do Mérito do Crea-SP como Patrono dos Profissionais da Construção Civil, principalmente por ter dedicado sua vida às edificações de cunho social, na proteção das classes menos favorecidas e no amparo aos religiosos que compartilharam sua causa. Exemplo de ética e determinação, Frei Galvão não inspira apenas os bons profissionais da Construção Civil, mas de todas as modalidades do Sistema Confea/Crea.

Parabéns, profissionais da Construção Civil!


  • compartilhar
  • Enviar por e-mail
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Linkedin
índice de notícias

Exibir notícias por:

Institucional

Fiscalização

Tecnologia

Área tecnológica na mídia










Crea-SP

Av. Brigadeiro Faria Lima, 1059

Pinheiros • São Paulo • SP • CEP 01452-920

Atendimento: 0800-0171811