Câmara Especializada em Engenharia de Segurança do Trabalho volta às reuniões presenciais

Retorno foi marcado pelo julgamento de processos e discussão de plano de trabalho

Eng. Agr. e Eng. Seg. Trab. Maria Amália Brunini, coordenadora da CEEST

A Câmara Especializada em Engenharia de Segurança do Trabalho do Crea-SP (CEEST) voltou às reuniões presenciais no dia 15 de setembro, na Sede Angélica, procedendo à agenda de rotina, como apreciação e aprovação da súmula da sessão ordinária anterior, julgamento de processos e discussão sobre plano de trabalho para 2020, sob o comando da coordenadora Eng. Agr. e Eng. Seg. Trab. Maria Amália Brunini.

De acordo com o Regimento do Crea-SP, as Câmaras Especializadas são os órgãos decisórios da estrutura básica do Conselho, que têm por finalidade apreciar e decidir os assuntos relacionados à fiscalização do exercício profissional e sugerir medidas para o aperfeiçoamento das atividades do Conselho Regional, constituindo a primeira instância de julgamento no âmbito de suas jurisdições, ressalvado o caso de foro privilegiado.

Cunho social e mais tecnologia

A CEEST é responsável pelo parecer e voto dos processos pertinentes à sua modalidade. “Buscamos garantir que as atividades de nossas atribuições sejam realizadas por pessoas que estejam legalmente registradas e habilitadas para a prática das mesmas. Temos um cunho social muito forte, com um fundo ético de proteção à sociedade, através de intensa fiscalização e garantia de vida dos trabalhadores”, explicou o Diretor de Relações Institucionais do Conselho e membro da CEEST, Eng. Metal. e Eng. Seg. Trab. Mauricio Cardoso Silva.

O engenheiro ressaltou também a necessidade do Conselho se aproximar cada vez mais de ferramentas inovadoras que estão à disposição no cenário global. “O uso de novas tecnologias disruptivas podem radicalizar a formação do profissional e da fiscalização”, disse.

Reunião da CEEST na Sede Angélica debateu o uso de novas tecnologias disruptivas

Foco na segurança

O trabalho presencial foi retomado seguindo todos os protocolos de segurança e prevenção determinados pelos órgãos de governo e de saúde, como a obrigatoriedade do uso de máscaras para todos os participantes, espaçamento de 1,5m entre as cadeiras, totens com álcool gel espalhados pelo ambiente, higienização de microfones a cada uso e tapetes higienizadores.

Durante a reunião, o Superintendente de Colegiados, Eng. Alim. Gumercindo Ferreira da Silva, lembrou de todo o apoio que recebeu dos membros da Câmara durante o período em que as reuniões presenciais estiveram suspensas.

Também compõem a CEEST: Eng. Seg. Trab. e Eng. Mec. Fernando Antonio Cauchick Carlucci; Geol. Ronaldo Malheiros Figueira; Geol. Sebastião Gomes de Carvalho; Eng. Civ. e Eng. Seg. Trab. Carlos Alberto Guimarães Garcez; e Eng. Seg. Trab. e Eng. Ind. Eletr. Ricardo de Deus Carvalhal.

Produzido pela CDI Comunicação

Colaboração: Estagiário Vinicius Sarcetta (Crea-SP)

Área tecnológica na mídia

Atendimento: 0800-0171811