29 de junho – Dia do Engenheiro de Petróleo

Parabéns do Crea-SP

O Dia do Engenheiro de Petróleo é comemorado em 29 de junho para lembrar a data em que o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) baixou a Resolução nº 218, no ano de 1973, reconhecendo oficialmente que o Engenheiro de Petróleo está habilitado a desempenhar todas as 18 atividades estabelecidas para o exercício profissional da Engenharia, "referentes a dimensionamento, avaliação e exploração de jazidas petrolíferas, transportes e industrialização do petróleo, além de serviços afins e correlatos". De lá para cá a atividade vem ganhando impulso crescente e isso se evidencia com as notícias publicadas nas últimas semanas.

No início de junho a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) anunciou que os 113 poços do pré-sal responderam em abril por 69,5% da produção brasileira de óleo e gás. O dado foi publicado no Boletim da Produção de Petróleo e Gás Natural de abril passado, que contabiliza um aumento de 31,2% em relação ao mesmo mês do ano passado.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, articula aprovar no Congresso Nacional, agora no segundo semestre, a autorização da venda de pelo menos quatro grandes estatais, entre elas a Pré-Sal Petróleo S.A (PPSA), cuja privatização, na avaliação da equipe econômica, pode render R$ 500 bilhões aos cofres públicos.

E mais: a Petrobras anunciou na quinta-feira (25) o início da produção de petróleo e gás natural da jazida compartilhada de Atapu, na porção leste do pré-sal da Bacia de Santos, próximo ao Campo de Búzios, o que deverá contribuir para o crescimento da produção na área.

Esses são, de fato, grandes motivos para comemoração, aliados aos princípios de ética e legalidade que o profissional vinculado ao Sistema Confea/Crea têm como norte no desenvolvimento de sua profissão.

Parabéns, Engenheiros de Petróleo!

O que faz um Engenheiro de Petróleo? Neste dia, que se homenageia essa profissão, você descobre por meio das imagens deste post. #PraCegoVer: Imagens de engenheiros de petróleo. Lê-se: “Dia do Engenheiro de Petróleo – 29 de junho/ O faz esse profissional?/ Descobre e explora poços e jazidas de petróleo e gás natural, combinando técnicas da engenharia com conhecimentos em geologia e mineração./ Acompanha a produção e o beneficiamento do material extraído, gerencia sua comercialização e transporte. Atua principalmente em petrolíferas, refinarias e indústrias petroquímicas. /: É responsável pela segurança do pessoal e do meio ambiente, prevenindo os riscos das operações, como vazamentos em plataformas e explosões/ Pode atuar também em consultorias ambientais e no setor de exportação e importação, pesquisando preços de matérias-primas ou captando compradores dentre outras atividades.” . . #creasp #engenharia #petróleo #energia

Uma publicação compartilhada por Crea-SP (@creasaopaulo) em

Área tecnológica na mídia