22 de abril – Dia Internacional do Planeta Terra

Parabéns do Crea-SP!

O Dia da Terra foi criado em 22 de abril de 1970, pelo senador norte-americano Gaylord Nelson, que convocou o primeiro protesto nacional contra a poluição. Naquele dia, 20 milhões de pessoas manifestaram sua preocupação com a preservação do meio ambiente nos Estados Unidos, mas só a partir de 1990 a data passou a ser comemorada por vários países – cerca de 190 hoje.

Da mesma forma que no dia 15 de abril o Crea-SP homenageou todos os profissionais do Sistema pelo Dia Nacional da Conservação do Solo, o Conselho não poderia, neste 22 de abril, deixar de lembrar a importância de cada modalidade profissional nos trabalhos de proteção ao planeta. Também vale, neste momento, dar a devida atenção às seis propostas da ONU à comunidade internacional que visam salvar o planeta:

• 1) Em meio à maior crise humanitária desde a Segunda Guerra Mundial, é preciso que os países criem novos empregos além das necessidades emergenciais ao combate da Covid-19;
  • 2) Esses empregos devem ser criados com base em uma nova cultura ecológica, para ser considerados “empregos verdes”;
  • 3) Os países devem pensar globalmente, levando em conta que esses “empregos verdes” vão consolidar um novo conceito de  economia, ou seja, a economia verde;
  • 4) Os fundos públicos devem ser alocados prioritariamente para as ações de preservação e sustentabilidade do planeta;
  • 5) Os riscos e as oportunidades relacionadas com o clima devem ser absorvidos pelo sistema financeiro, que pode passar a subsidiar atividades não poluentes;
  • 6) A comunidade internacional deve trabalhar em conjunto para a solução desses problemas.

Como o Crea-SP acredita no engajamento de cada profissional em causas dessa natureza, vai aqui sua homenagem às categorias que podem fazer a diferença na construção de uma Terra melhor para todos.

Parabéns aos profissionais que lutam pela preservação do Planeta!

Área tecnológica na mídia