Brasil. República Federativa do Brasil
Notícias RSS

contraste

separador

15 de abril – Dia Mundial da Conservação do Solo

Parabéns do Crea-SP!

De acordo com a ONU, o mundo vive a chamada Década Internacional do Solo (2015 – 2024) e muitos países, como o Brasil, têm feito a lição de casa da conservação bem a contento, apesar de vozes em contrário. Em 2018, durante o seminário “Conservação de solo: Sustentabilidade na produção de alimentos e na segurança hídrica”, realizado em Brasília (DF) em comemoração ao dia 15 de abril, o então representante no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) já havia elogiado o país por suas boas práticas de conservação de solos, como, por exemplo, a integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) – uma estratégia de produção agropecuária que reúne diferentes culturas para aumentar a produtividade do agronegócio de maneira sustentável.

Na ocasião, o representante da FAO disse que iniciativas com a ILPF são bem-vindas, uma vez que cerca de 33% dos solos no mundo estão degradados, sendo que 18 países latino-americanos têm mais de 20% de seu território degradado. “A conservação dos solos é um tema muito importante para a FAO”, declarou seu representante no Brasil. De lá para cá, a ONU tem intensificado suas campanhas no setor, sempre apresentando o fato de que 95% dos alimentos vêm da terra e, por isso, é tão importante a conservação dos solos para a sobrevivência da humanidade. Segundo a ONU, o mundo precisará aumentar em 60% a produção de alimentos de qualidade, para suprir, em 2050, as demandas de uma população 29% maior que a atual.

Todo profissional das Engenharias, da Agronomia e das Geociências vinculado ao Sistema Confea/Crea conhece essas informações e percebe que sua atuação na conservação do solo reflete diretamente em benefício da vida no planeta. Dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela ONU como meta a ser alcançada em 2030, pelo menos oito deles estão intimamente ligados a ações que começam com a conservação do solo: Erradicação da Pobreza, Fome Zero e Agricultura Sustentável, Saúde e Bem Estar, Educação de Qualidade, Água Potável e Saneamento, Trabalho Decente e Crescimento Econômico, Consumo e Produção Responsáveis, e Vida na Água. Por este motivo, o Crea-SP se orgulha de todos os profissionais que lutam por essa causa, na certeza de que não esmorecerão na conquista de seus ideais.

Parabéns, profissionais pelo Dia Mundial da Conservação do Solo!


  • compartilhar
  • Enviar por e-mail
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Linkedin
índice de notícias

Exibir notícias por:

Institucional

Fiscalização

Tecnologia

Área tecnológica na mídia










Crea-SP

Av. Brigadeiro Faria Lima, 1059

Pinheiros • São Paulo • SP • CEP 01452-920

Atendimento: 0800-17-18-11