10 de abril – Dia do Engenheiro Militar

Parabéns do Crea-SP

Nesta data comemorativa dos Engenheiros Militares o Crea-SP não se atém apenas a ressaltar a importância das Forças Armadas no desenvolvimento de novos equipamentos militares, desde armamentos até produtos de alta tecnologia, como aeronaves e satélites, além de sua atuação no levantamento cartográfico de todo o território brasileiro, de acordo com o detalhamento necessário de cada operação. Onde a construção civil não é economicamente viável, lá estão os Engenheiros Militares cumprindo com sua função social. Em época de notícias não muito alentadoras, é preciso destacar também o trabalho da categoria nas horas de emergência, como agora no combate à epidemia do Covid-19 no Brasil.

Para colaborar com as autoridades de saúde, o Instituto Militar de Engenharia (IME) criou um Grupo de Assessoramento Científico para auxiliar na análise da situação e contribuir com pesquisas científicas e de engenharia. O objetivo é identificar alternativas de enfrentamento viáveis e aplicáveis no menor prazo possível.

Outra ação promovida pelo IME, juntamente com o Centro Tecnológico do Exército, a Diretoria de Fabricação e com uma indústria nacional de material bélico, é a produção, com impressoras 3D, de máscaras do tipo Face Shield. Após uma produção inicial limitada a testes, um lote com cerca de 1000 máscaras hospitalares deverá ser entregue nas próximas semanas. É a tecnologia da Engenharia Militar transcendendo sua missão de defesa da soberania nacional, para mais uma vez atuar diretamente na proteção de brasileiros.

Parabéns, Engenheiros Militares!

Área tecnológica na mídia