10 de abril – Dia do Engenheiro Metalurgista

Parabéns do Crea-SP!

Nesta data comemorativa, a Engenharia Metalúrgica, a exemplo das demais profissões do Sistema Confea/Crea, sofre com os efeitos da pandemia da Covid-19 e os profissionais da área veem o processo produtivo industrial exigir uma rápida adequação às novas necessidades de mercado. A extração e o tratamento do minério também passam por dificuldades, mas não é privilégio dos brasileiros. A produção de automóveis, aeronaves e de uma infinidade de outros itens, hoje essenciais à vida moderna, nunca mais será a mesma depois da pandemia – profetizam os arautos do capitalismo civilizado. E quem melhor que os Engenheiros Metalurgistas, nesta hora de crise mundial, para traçar os novos rumos desse importante setor da economia?

Sem esmorecer, profissionais e pesquisadores da Metalurgia não se furtam à atualização de seus conhecimentos, buscando modelos internos ou de outros países que possam inspirar a adoção de novos métodos no Brasil. Sites especializados estão oferecendo dezenas de cursos e workshops para capacitação gratuita. Softwares que auxiliam na gestão de tarefas estão na ordem do dia e é hora da Indústria 4.0 se estabelecer. A versatilidade dos Engenheiros Metalurgistas na criação de soluções próprias se evidencia ao lado das outras profissões da área tecnológica e eles aparecem como os mais capacitados a superar os obstáculos do setor, em níveis de qualidade que podem honrar o desempenho nacional além das fronteiras.

Parabéns, Engenheiros Metalurgistas!

Área tecnológica na mídia