Brasil. República Federativa do Brasil
Notícias RSS

contraste

separador

Crea-SP participa de Comissão Especial de Licitação da ARTESP

Concessão da estrada Piracicaba-Panorama é a maior já realizada no Brasil

O Crea-SP, representado pelo gerente do Departamento de Gestão e Aperfeiçoamento Profissional, Eng. Luís Carlos Godas, participou na quarta-feira (8), na Bolsa de Valores do Estado de São Paulo, do ato de abertura dos envelopes com as propostas para a maior concessão de rodovias já realizada no Brasil – referente à Concorrência Internacional nº 01/2019 - Lote Piracicaba-Panorama, promovida pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo – ARTESP. Com ágio de 7.209% sobre a outorga mínima, o Consórcio Infraestrutura Brasil, composto pelo Fundo Pátria e o GIC (Fundo Soberano de Singapura), apresentou a oferta vencedora de R$ 1,1 bilhão. 

Apesar da participação aquém do esperado, o governador João Doria Jr afirmou que “o ágio é o maior já obtido em licitações no país”. Em seu editorial de hoje, o jornal O Estado de S.Paulo ressalta motivos para o governo estadual comemorar os resultados do megaleilão. Avalia que é um novo sinal de que a economia brasileira tem espaço para atrair investidores locais e internacionais. O leilão, segundo o texto, foi bem-sucedido apesar da conjuntura de incertezas globais.

O Conselho foi convidado para o evento em virtude de sua participação na Comissão Especial de Licitação (CEL) que supervisiona a concorrência. Além do Crea-SP, como representante da sociedade civil, a presidente da CEL, Tânia Gomes Lazarini Oliveira, superintendente administrativa da ARTESP, indicou mais um representante da Agência, Lycia Cavalcanti de Farias, para compor o grupo.

O Crea-SP nas instâncias decisórias

Segundo o Eng. Luís Godas, “a ideia da nossa Presidência é efetivar o Conselho nas mais diversas instâncias consultivas dos órgãos públicos, principalmente aqueles que lidam diretamente com a Engenharia, a Agronomia e as Geociências”. “No caso dessa comissão da ARTESP” – lembra Godas –, “atuamos como convidados, mas o Conselho vem se articulando para ganhar cada vez mais titularidade nesse tipo de órgão, onde, também cada vez mais, se atenta para a necessidade de pareceres técnicos”. 

Nessa linha de atuação, o gerente do Departamento de Gestão e Aperfeiçoamento Profissional do Crea-SP antecipa que “o Conselho foi recentemente convidado para compor o Conselho de Assuntos Estratégicos da Secretaria de Logística e Transportes do Estado de São Paulo e o presidente Vinicius já aceitou o encargo. De acordo com suas informações, “só dependemos de algumas formalidades que devem ser cumpridas por ambas as partes”. 

 

Produzido pelo Departamento de Comunicação do Crea-SP
Reportagem: Jorn. Guilherme Monteiro.
Colaboração: Ana Soares e Beatriz Ferreira – Estagiárias de Jornalismo

 

  • compartilhar
  • Enviar por e-mail
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Linkedin
índice de notícias

Exibir notícias por:

Institucional

Fiscalização

Tecnologia

Área tecnológica na mídia










Crea-SP

Av. Brigadeiro Faria Lima, 1059

Pinheiros • São Paulo • SP • CEP 01452-920

Atendimento: 0800-17-18-11