Encontro Estadual dos Tecnólogos aconteceu na Fatec

Presidente do Crea-SP palestrou sobre o futuro da profissão

O Sindicato dos Tecnólogos do Estado de São Paulo promoveu na terça-feira, 8 de outubro, o XIII Encontro Estadual dos Tecnólogos, realizado no Auditório Wladimir Anversa da Faculdade de Tecnologia de São Paulo – Fatec-SP, do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza – CEETEPS, que contou com a palestra “O futuro do tecnólogo no Sistema CONFEA/CREA”, que foi ministrada pelo presidente do CREA-SP, engenheiro Vinicius Marchese Marinelli.

Pedro Alves de Souza Júnior, atual presidente do Sindicato dos Tecnólogos, juntamente com Décio Moreira, diretor da Fatec e do Sindicato, deram as boas-vindas ao Presidente do CREA-SP e ao público presente.

O engenheiro Vinicius iniciou a palestra falando sobre o que é preciso para ser um bom tecnólogo: é necessário que o profissional entenda o passado, temas do ambiente global e discutidos pela sociedade. Precisa entender de economia, além de desenvolver novas tecnologias. O engenheiro apresentou estudos que apontam o Brasil como o 13º maior produtor de publicações de pesquisa e 70º produtor em inovação.

Sobre a formação tecnológica, o presidente do Crea-SP acredita que mudanças devem ocorrer para melhorar o ensino e trazer avanços para os profissionais. “O CONFEA vem trabalhando junto ao MEC para que o tecnólogo tenha um ensino mais qualificado. A formação exige mudanças”, pontuou. De acordo com Vinicius, em 2017 o Brasil teve 999.289 alunos matriculados nos cursos de tecnólogos.

O engenheiro afirmou que o CREA tem, entre associados ativos e inativos, 20.493 tecnólogos. Segundo Marchese, a engenharia movimenta o mercado de trabalho e está aberta para receber os tecnólogos. “A tecnologia entra não só na construção civil, mas em todas as áreas”, afirmou. Em sua visão, criação de startups, empreendedorismo, tecnologia e inovação são o futuro. “A área da tecnologia é o futuro e startup é um novo modelo de economia, as principais empresas estão criando os seus núcleos de inovação”, frisou.

O presidente afirmou ainda que o CREA apoia a revogação da Resolução 313/86 feita pelo Sindicato dos Tecnólogos e ajudará no que for possível.

Pedro Alves de Souza afirmou que o encontro auxilia os profissionais na busca pela informação e melhorias no mercado de trabalho.

“Conseguimos alcançar os objetivos, extraímos boas informações do Presidente do CREA. A nossa luta tem que continuar em prol do profissional Tecnólogo”, ressaltou. “Hoje, conseguimos conversar com os profissionais engenheiros e a alta diretoria do Sistema do CREA e CONFEA. A iniciativa é muito proveitosa para alavancarmos a nossa profissão e chegarmos mais longe com a promessa de ajuda do presidente do CREA. Precisamos ter força e união para alcançarmos o lugar que merecemos estar”, concluiu.

Acima: o chefe de Unidade do Crea-SP, Tecgo. José Paulo Garcia, o Presidente do Crea-SP e o Presidente do Sindicato dos Tecnólogos.

Fonte: http://www.tecnologo.org.br/