Brasil. República Federativa do Brasil
Notícias RSS

contraste

separador

Crea-SP instala Colégio de Instituições de Ensino Superior

CIES vai integrar coordenadores de cursos de graduação ao sistema profissional

Com o objetivo de aproximar o Crea-SP das instituições de ensino superior, ampliando a interação do sistema profissional com a academia, o Conselho paulista realizou, na quarta-feira, 9/10, na Sede Angélica, a reunião de lançamento e instalação do Colégio de Instituições de Ensino Superior – CIES, integrado por coordenadores de cursos de graduação da área tecnológica de todo o Estado.

Seguindo o estatuto do novo colegiado, o presidente do Crea-SP, Eng. Vinicius Marchese Marinelli, indicou o Geol. Sebastião Gomes de Carvalho (que também coordena os trabalhos da Câmara Especializada de Geologia e Engenharia de Minas e da Comissão Especial de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica), e o Eng. Prod. Metal. e Seg. Trab. Sérgio Ricardo Lourenço (também à frente da Câmara Especializada de Engenharia Mecânica e Metalúrgica), para as respectivas funções de coordenador e adjunto.  

Também participaram da reunião de instalação o vice-presidente do Crea-SP, Eng. Agr. Glauco Eduardo Pereira Cortez, e o coordenador do Colégio de Entidades Regionais de São Paulo – CDER-SP, Eng. Mamede Abou DehnJunior. 

O primeiro encontro contou com a presença de cerca de 50 representantes de instituições de ensino superior, que tiveram a oportunidade de apresentar sugestões sobre a metodologia e o plano de trabalho do novo colegiado e definir grupos de trabalho para atuação na construção das Diretrizes Curriculares Nacionais – DCNs do Conselho Nacional de Educação, órgão subordinado ao Ministério da Educação. 

O presidente Vinicius afirmou que a iniciativa é oportuna “para colocar sobre a mesa todas as situações envolvendo a Engenharia e o debate de maneira democrática, séria e transparente, com a apresentação de soluções”, ressaltando que “o objetivo do colegiado é reunir representantes das instituições para ajudar o Crea-SP a melhorar em todas as suas frentes e a diminuir as distâncias entre as entidades de classe, instituições de ensino, estudantes e profissionais, em uma iniciativa única no País. É preciso entender a realidade para contribuir com a qualificação dos profissionais e com a sociedade. 

Para o Geol. Sebastião, “há muito tempo o Crea-SP discute a necessidade de uma aproximação interativa com as centenas de instituições de ensino que formam os profissionais do Sistema Confea/Crea no Estado, uma vez que estas os capacitam em sua formação técnico cientifica, conferindo-lhes diplomas, e o Conselho regulamenta, aprimora e fiscaliza os egressos no exercício de suas profissões”. 

De acordo com o coordenador, “essa aproximação não pode mais ser postergada por conta da competitividade econômica globalizada, marcada por forte base tecnológica que exige mudanças radicais e estruturantes”. 

“A iniciativa é importante para que escolas superiores de formação universitária, universidades de ensino e pesquisas (produtores de conhecimentos científicos, tecnológicos e de mão de obra especializada) unam-se ao Crea-SP na busca de um modelo brasileiro que permita acessar, implantar e disponibilizar novas ferramentas tecnológicas aos profissionais do Sistema Confea/Crea, em suas respectivas atuações nos ecossistemas produtivos contemporâneos que sustentarão a Indústria 4.0”, concluiu o Geol. Sebastião. 

Produzido pelo Departamento de Comunicação do Crea-SP

Reportagem: Jornalista Perácio de Melo – DCOM/SUPGES

Colaboração: Estagiários Claudio Porto e Ana Soares


  • compartilhar
  • Enviar por e-mail
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Linkedin
índice de notícias

Exibir notícias por:

Institucional

Fiscalização

Tecnologia

Clipping










Crea-SP

Av. Brigadeiro Faria Lima, 1059

Pinheiros • São Paulo • SP • CEP 01452-920

Atendimento: 0800-17-18-11