76ª Soea começa na segunda-feira (16) em Palmas (TO)

Estratégias da Área Tecnológica para o Desenvolvimento Nacional é o tema deste ano

Saneamento básico, geração e distribuição de energia elétrica, infraestrutura, rastreabilidade e certificação, produção agrícola sustentável, gestão pública, inovação, ética e ensino são alguns dos grandes assuntos que pautarão os debates da 76ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia – Soea, que, neste ano, acontece entre 16 e 19 de setembro em Palmas, capital de Tocantins, e traz como tema as “Estratégias da Engenharia, da Agronomia e das Geociências para o Desenvolvimento Nacional”.

A 76ª Soea deve reunir mais de três mil pessoas, entre profissionais, estudantes e lideranças do Sistema Confea/Crea, além de autoridades públicas, como a senadora Kátia Abreu e o ex-senador Roberto Requião, o ex-diretor de Exploração e Produção da Petrobras Guilherme de Oliveira Estrella, a vice-presidente da Ordem dos Engenheiros de Portugal (OEP), Lídia Santiago, entre outras.

Alinhada às demandas urgentes do Brasil, a programação do maior evento anual do Sistema Confea/Crea reserva espaço para os profissionais analisarem questões como a gestão de riscos na mineração, o que abrange a fiscalização de barragens, e revitalização das atividades de exploração e produção de petróleo e gás nas bacias terrestres brasileiras.

Também serão abordados assuntos locais, com destaque para as cadeias produtivas do Tocantins, o panorama da piscicultura e a gestão integrada de recursos hídricos do Estado.

O Programa Mulher do Sistema Confea/Crea, cujo objetivo é “contribuir para que o País alcance a igualdade de gênero e empodere mulheres e meninas”, meta preconizada pela Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), também será apresentado durante esta edição da Semana.

Confira aqui a programação da 76ª Soea, que abrange ainda o Contecc e a ExpoSoea.

CNP

Os participantes do 10º Congresso Nacional de Profissionais (CNP) já podem conhecer a programação do evento que irá acontecer logo após a Soea, de 19 a 21 de setembro, no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues. Veja os horários das reuniões e das sessões plenárias do Congresso.

Neste ano, os profissionais discutem os seguintes eixos temáticos: “Inovações Tecnológicas – Inovações tecnológicas no processo de desenvolvimento econômico sob a ótica da Engenharia e da Agronomia"; “Recursos Naturais – O papel da Engenharia e da Agronomia na utilização e aproveitamento de recursos naturais com sustentabilidade”; "Infraestrutura – A governança da política de infraestrutura brasileira sob a ótica da Engenharia"; “Atuação Profissional – Os rumos da formação profissional da Engenharia e Agronomia brasileiras"; e a “Atuação das empresas de Engenharia – Governança das empresas de Engenharia e obras públicas”.

Saiba como foi a etapa de sistematização em Brasília (DF).

Produzido pelo Departamento de Comunicação do Crea-SP, com informações da equipe de Comunicação do Confea e foto do Governo do Estado de Tocantins