Brasil. República Federativa do Brasil
Notícias RSS

contraste

separador

Concluídas em SP etapas regionais do Congresso de Profissionais

Último encontro preparatório aconteceu em São José dos Campos

União. Segundo o Coordenador da Comissão Especial Organizadora Regional do Congresso Estadual de Profissionais, Eng. Clóvis Sávio Simões de Paula, esta será a principal característica da delegação paulista na etapa nacional deste importante movimento para o Sistema profissional. “Precisamos estar sempre unidos pela melhoria do nosso Sistema”, ressaltou durante a sexta e última etapa do Congresso Regional de Profissionais rumo ao encontro estadual, realizada em São José dos Campos, para discutir temas de importância para o desenvolvimento das profissões da área tecnológica.

De acordo com Clóvis, “desde o início do nosso trabalho, a nossa preocupação é fazer um time de delegados entrosado com a Comissão. Antes do nacional, vamos fazer uma reunião de preparo desse time para levar a Tocantins justamente essa mentalidade: defender as melhores ideias, o que for melhor para o Sistema, tenham sido originadas no nosso Estado ou não”.

Clareza e democracia vêm pontuando o trabalho da Comissão. “As propostas vêm da base, não vêm de cima para baixo, são os profissionais que estão sugerindo, o que é muito positivo”, destaca Clóvis, informando que, para o encontro estadual, deverá ser implantado o sistema de votação por meio de um aplicativo de celular para a eleição dos delegados e a escolha das propostas. “São Paulo está sendo vanguarda, como sempre”, ressalta o engenheiro, com 20 anos de associativismo no currículo, dos quais quase quatro como conselheiro do Crea-SP representando a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Taubaté, da qual é presidente em segundo mandato.

Realizado pelo Sistema Confea/Crea a cada três anos, o Congresso tem como objetivo propor melhorias para as profissões da engenharia e agronomia, especialmente no tocante à atualização dos normativos que regem suas atividades.

Sexta e última etapa regional

Os trabalhos desenvolvidos em São José dos Campos foram iniciados na manhã do sábado, 6 de julho, com as manifestações do Vice-Presidente do Crea-SP, Eng. Agr. Glauco Eduardo Pereira Cortez; do Conselheiro Federal e Presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de São José dos Campos, Eng. Carlos Eduardo de Vilhena Paiva; do Coordenador da Comissão Especial Organizadora Regional do Congresso Estadual de Profissionais, Eng. Clóvis Sávio Simões de Paula; e do Superintendente dos Colegiados do Crea-SP, Eng. Gumercindo Ferreira da Silva.

Representando o Presidente do Crea-SP, Eng. Vinicius Marchese Marinelli, na solenidade de abertura, o Vice-Presidente destacou: “O motivo de estarmos aqui hoje é simples: a cada três anos, o nosso Sistema, que não tem nada de perfeito, permite que a nossa legislação seja atualizada. Então, todos aqui têm uma missão fundamental: elaborar propostas. A segunda grande missão: eleger os delegados. Olha a responsabilidade: São Paulo terá 44 delegados para representar quase 400 mil profissionais. Elejam delegados comprometidos. Temos que mostrar o peso do nosso Estado dentro desse Sistema e isso depende de vocês”.

O Engenheiro Clovis Savio apresentou o regulamento, o tema central e os eixos temáticos do 10º Congresso ao público presente.

O tema central deste ano é “Estratégias da Engenharia e da Agronomia para o Desenvolvimento Nacional”, com os seguintes eixos temáticos: inovações tecnológicas, recursos naturais, infraestrutura, atuação profissional e atuação das empresas de engenharia.

Membro da Comissão Organizadora, o Engenheiro Salmen Saleme Gidrão falou sobre o papel da engenharia e da agronomia no desenvolvimento nacional no estágio atual do desenvolvimento tecnológico.

As características necessárias e as atribuições dos delegados paulistas (e principalmente sua responsabilidade estratégica) foram detalhadas pelo Engenheiro Maurício Cardoso Silva, Coordenador da Câmara de Engenharia de Segurança do Trabalho do Crea-SP que também integra a Comissão.

O passo-a-passo para fazer as inscrições dos delegados e das propostas foi apresentado pelo Eng. Agr. Marcelo Akira Suzuki (para saber mais, clique aqui).

No período da tarde, após a inscrição dos candidatos a delegados, os participantes dividiram-se em salas para a apresentação de propostas por temas.

No encerramento, foram escolhidos os delegados regionais que participarão do evento estadual: três delegados com mandato (mais dois suplentes) e quatro sem mandato (mais dois suplentes).

As propostas apresentadas em São Paulo serão sistematizadas por uma comissão especialmente criada para acompanhar esses trabalhos e defendidas pela delegação paulista no encontro nacional, que este ano será realizado em setembro em Palmas, no Tocantins, durante a Semana Oficial da Engenharia e Agronomia. A delegação deve contar com a presença de 44 profissionais do Estado (22 com e 22 sem mandato).

O Congresso Estadual de Profissionais acontece em agosto em Olímpia, paralelamente ao Colégio Estadual de Inspetores e ao Seminário Estadual de Fiscalização do Crea-SP.

Produzido pelo Departamento de Comunicação do Crea-SP

Reportagem e fotos: Jornalista Perácio de Melo – DCOM/SUPGES

Links Relacionados


  • compartilhar
  • Enviar por e-mail
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Linkedin
índice de notícias

Exibir notícias por:

Institucional

Fiscalização

Tecnologia

Clipping










Crea-SP

Av. Brigadeiro Faria Lima, 1059

Pinheiros • São Paulo • SP • CEP 01452-920

Atendimento: 0800-17-18-11