Explosão de fogueira em Osasco

Crea-SP acompanhou perícia realizada no local

Na manhã da segunda-feira, 1º de julho, o Crea-SP acompanhou a perícia que a Polícia Técnico-Científica realizou no local em que foi montada a fogueira cuja explosão feriu o prefeito de Osasco, Rogério Lins, sua esposa e outras três pessoas durante o Arraiá do Servidô, na Arena Vip, naquela cidade da Grande São Paulo.

A Fiscalização do Crea-SP está verificando a documentação de todas as empresas e profissionais envolvidos no evento, que inclui as respectivas Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) referentes aos serviços executados.

Para a realização de quaisquer atividades e serviços da área tecnológica, em que se incluem as montagens e instalações em eventos festivos de grande porte, os profissionais e empresas contratados devem estar habilitados pelo Crea-SP, ou seja, ter registro ativo e em situação de plena regularidade no Conselho. Também é necessário que, para todos os serviços contratados, seja feito o registro de uma Anotação de Responsabilidade Técnica - ART, definindo sua participação técnica no trabalho.

Em ocorrências dessa natureza, a Fiscalização do Crea-SP coleta dados sobre os responsáveis técnicos, bem como sobre a existência da ART para a sua realização. Assim, no caso de Osasco, o Conselho instaurou um procedimento para apurar a responsabilidade pelo ocorrido, garantindo o cumprimento da legislação vigente.

Os peritos científicos irão produzir laudos para determinar as prováveis causas da explosão. Quando os resultados ficarem prontos, serão entregues à Polícia Civil, que investiga a eventual responsabilidade pelo acidente, e ao Crea-SP.

Produzido pelo Departamento de Comunicação do Crea-SP, com informações do G1