Crea-SP encerrou Operação Inverno

Hotéis e pousadas foram o foco principal da fiscalização

Com a realização de uma reunião de feedback em sua Unidade de Campos do Jordão, o Crea-SP encerrou na sexta, dia 28 de junho, a Operação Inverno realizada nos municípios de Campos do Jordão, Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí e Cunha, com o objetivo de fiscalizar o exercício profissional em equipamentos públicos e privados naquela região, tipicamente frequentada por milhares de visitantes nesta época do ano.

Um dos focos da operação foi a fiscalização em hotéis e pousadas, já que, no inverno, a região atrai 150 mil visitantes por final de semana e a taxa de ocupação hoteleira chega a 85%.

Além disso, as cinco duplas de agentes fiscais que participaram da operação também visitaram danceterias, obras de grande porte e estruturas temporárias montadas por empresas promotoras de eventos (tendas, palcos, arenas e arquibancadas), destinadas à apresentação de espetáculos culturais, eventos artísticos ou esportivos, com o propósito de oferecer a máxima segurança aos seus usuários.

Foto acima: fiscalização acompanha obra da prefeitura no eixo principal em Campos do Jordão

Para a realização de quaisquer atividades e serviços da área tecnológica, os profissionais e empresas contratados devem estar habilitados pelo Crea-SP, ou seja, ter registro ativo e em situação de plena regularidade no Conselho. Também é necessário que, para todos os serviços contratados, seja feito o registro de uma Anotação de Responsabilidade Técnica - ART, definindo sua participação técnica no empreendimento.

“Nossas ações de fiscalização extrapolam a garantia de observância da legislação profissional, contribuindo também para a minimização da prática ilegal e do mau exercício da profissão, e evitando prejuízos aos cidadãos”, ressalta o Presidente do Crea-SP, Engenheiro Vinicius Marchese Marinelli.

O chamado “Circuito de Inverno” está situado na 6ª Região Administrativa do Crea-SP, composta por 40 cidades e que tem como sedes os municípios de São José dos Campos e Taubaté. A ação de fiscalização teve início na segunda, 24 de junho.

Os resultados da ação realizados na região de Campos do Jordão serão apresentados na sexta-feira, dia 5 de julho, durante a reunião do Colégio de Inspetores em São José dos Campos.

Produzido pelo Departamento de Comunicação do Crea-SP