Crea-SP visita obras na Rodovia dos Tamoios

Comitiva priorizou aspectos tecnológicos e sustentáveis

Uma comitiva do Crea-SP esteve nas obras de duplicação do trecho de serra da Rodovia dos Tamoios na quarta-feira, 26 de junho. O encontro priorizou os aspectos tecnológicos e sustentáveis da operação. Representantes da Concessionária Tamoios e da construtora Queiroz Galvão receberam a equipe do Conselho e conduziram a visitação.

Estiveram presentes, por parte do Crea-SP, o Eng. Márcio de Almeida Pernambuco, Diretor Técnico; Eng. Maria Edith do Santos, Superintendente de Fiscalização; Eng. Kledson César dos Santos Turra, Gerente Regional (GREs 6 e 7); Eng. Mamede Abou Dehn Júnior, Coordenador do Colégio de Entidades Regionais de São Paulo – CDER-SP; Eng. José Antônio Dutra Silva, Conselheiro e Coordenador da Comissão Especial “Projeto Editorial Crea-SP 85 anos”; Eng. Diogo Castilho Roveri, Chefe da Unidade São José dos Campos; Eng. Orlando Nazari Júnior, Inspetor Chefe; Eng. Larissa Javarotti, Inspetora; Eng. Alessandro Ferreira Alves, Inspetor; Eng. Cassius Gomes Cancian e Eng. Alberto Salles dos Santos Brito, Presidentes de Entidades de Classe.

Comitiva do Crea-SP presente à visita técnica na Rodovia dos Tamoios

Após as apresentações iniciais e a exibição de um vídeo institucional da Concessionária Tamoios e de uma maquete eletrônica, os representantes do Crea-SP saíram a campo para ver de perto a tecnologia utilizada na construção da pista que será utilizada para subida da serra, de Caraguatatuba a São José dos Campos.

Equipe do Crea-SP é recebido por representantes da Concessionária Tamoios e Construtora Queiroz Galvão

Com cerca de 85% do traçado cortando o Parque Estadual da Serra do Mar, a preservação ambiental é prioridade tanto no projeto quanto na execução. Pontes, viadutos e túneis serão amplamente utilizados como recursos sustentáveis. Nos 12,8 km de túneis previstos em toda a extensão, incluindo aquele que será o maior do Brasil, com 5.550 m, é utilizado o método construtivo NATM. O material rochoso resultante das escavações é reutilizado em aterros e produção de agregados.

Visita contou com visita a dois túneis em construção

Direcionamento da água para tratamento e reutilização

Maquinário utilizado na abertura dos túneis

Já os viadutos contam com pilares que chegam a quase 35 m de altura e profundidade média de 50 m em fundações executadas em estacas pré-moldadas. Por conta do difícil acesso em região de mata e como resposta ao desafio de preservação da flora e da fauna nativas, a tecnologia “cable-crane” – transporte de materiais de construção por meio de cabos aéreos sustentados por torres de treliças – é utilizada na construção de um dos viadutos da nova rodovia, gerando mínimo impacto ambiental na região. A Concessionária ainda conta com uma parceria com a Universidade do Vale do Paraíba – Univap para reabilitação de animais silvestres.

Cable-crane: teleférico utilizado no transporte de materiais reduz desmatamento

"É uma obra complexa e que, quando concluída, vai contribuir para o desenvolvimento da região e minimizar o tempo de percurso para o litoral norte", afirmou a Eng. Maria Edith.

A água coletada durante a construção dos túneis é tratada antes da reutilização em equipamentos ou retorno à natureza

A participação de conselheiros, diretores, inspetores, presidentes de entidades de classe e membros da equipe de fiscalização do Crea-SP em eventos como esse é parte da estratégia de articulação junto a órgãos governamentais e empresas atuantes nas parcerias público-privadas, a fim de garantir a participação do Conselho em todas as discussões e ações ligadas à área tecnológica em âmbito paulista.

Eng. Márcio Pernambuco, Diretor Técnico do Crea-SP, em atendimento à jornalista da Concessionária Tamoios

Produzido pelo Departamento de Comunicação do Crea-SP (DCOM/SUPGES)