Crea-SP realiza no fim de semana dois eventos em Praia Grande

Colégio de Inspetores e Congresso de Profissionais reunirão cerca de 160 profissionais

Auditório Jornalista Roberto Marinho sediará o CRI na sexta. No sábado acontece no mesmo local a abertura do CRP e a respectiva eleição dos delegados do Congresso Estadual

Na sexta-feira à noite (14/06) o Crea-SP realiza no Auditório Jornalista Roberto Marinho (Rua José Borges Neto, 50 – Nova Mirim), da Secretaria de Educação de Praia Grande (SEDUC), a quinta e penúltima reunião do ano do Colégio Regional de Inspetores, como parte do programa preparatório para o Colégio Estadual de Inspetores, que acontecerá na primeira quinzena de agosto, em local ainda a ser definido. No sábado, também acontece na Estância Balneária de Praia Grande a quinta etapa do Congresso Regional de Profissionais.

O objetivo do evento de sexta-feira é apresentar os resultados da quinta ação de fiscalização realizada pela força-tarefa do Conselho em 2019, de 22 a 26 de abril, nos municípios das 4ª e 5ª Regionais Administrativas, que compreendem as regiões de Santos e Registro e as regiões da Capital e Barueri, respectivamente. Outras ações do gênero foram realizadas pela força-tarefa do Crea-SP nos primeiros cinco meses desde ano, em municípios das regiões de Araçatuba e São José do Rio Preto (de 11 a 15/02), Garça e São Roque (de 25/02 a 01/03), Barretos e Araraquara (de 18 a 22/03), Campinas e Limeira (de 01 a 05/04), e Taubaté e Santo André – ABCD (13 a 17/05).

Para o primeiro semestre de 2019 o Crea-SP definiu como foco de sua fiscalização as condições do exercício profissional em diversas áreas de mineração, águas subterrâneas, barragens de contenção e hidrelétricas, indústrias de todos os segmentos (principalmente as vinculadas aos setores de petróleo, alimento, química, farmacêutica, borracha, cerâmica, bebida e agroindústria) e das chamadas “obras de arte da engenharia” (pontes, passarelas, túneis e viadutos) – além de estabelecimentos hospitalares, a exemplo de anos anteriores.

Congresso Regional de Profissionais

A quinta etapa regional do Congresso Estadual de Profissionais (CEP) acontece no sábado (15/06), no mesmo auditório da SEDUC e em instalações da Escola Municipal Orestes Quércia (Rua 1º de Janeiro, 1221 – Nova Mirim). Esse ciclo de encontros acontece a cada três anos, culminando sempre com a realização do Congresso Nacional de Profissionais (CNP) em duas etapas: durante a tradicional Semana Oficial de Engenharia e Agronomia (SOEA), que este ano acontece em Palmas/TO, em setembro, com seu fechamento em Brasília, no final do ano.

Reuniões de 4 eixos temáticos do Congresso serão realizadas na Escola Municipal Orestes Quércia

O CNP, cujo tema central deste ano é “Estratégias da Engenharia e da Agronomia para o Desenvolvimento Nacional”, é um fórum organizado pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e visa à participação dos profissionais do Sistema Confea/Crea no aprimoramento de sua legislação, propiciando maior integração com a sociedade e entidades governamentais. Os encontros regionais, como o de Praia Grande, são realizados pelos Creas de todo o país, precedendo seus Congressos Estaduais, com o objetivo de escolher os delegados que irão participar do evento nacional e encaminhar ao Confea proposições que favoreçam a discussão de temas de fundamental importância para o desenvolvimento das profissões da área tecnológica no Brasil.

Segundo os organizadores dos Congressos Regionais e Estadual, “nós, da área da Engenharia e da Agronomia, não podemos deixar de participar com as nossas propostas para a melhoria do Sistema Confea/Crea. A oportunidade está em nossas mãos”.

Para apresentar suas propostas, os profissionais interessados podem acessar o Portal Crea-SP, onde encontrarão um passo-a-passo com orientações a respeito.

Produzido pelo Departamento de Comunicação do Crea-SP – DCOM
Foto da home: Marcelo Guedes – Prefeitura Municipal de Praia Grande
Colaboração: Departamento de Eventos do Crea-SP (fotos da matéria)