Presidente do Crea-SP recebe reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares

No encontro o Conselho aderiu à Iniciativa Empresarial pela Igualdade

O presidente do Crea-SP, Eng. Vinicius Marchese Marinelli, recebeu na manhã da sexta-feira (21/12), em seu gabinete da Sede Faria Lima, o reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares, Dr. José Vicente. A reunião teve como objetivo a assinatura da “Carta de Adesão à Iniciativa Empresarial pela Igualdade”, que propõe na agenda de trabalho das empresas e instituições convidadas o cumprimento de “10 Compromissos da Empresa com a Promoção da Igualdade”. Também participaram da reunião os assessores da Presidência do Crea-SP Walmir de Gois Nery Filho e Mauricio de Oliveira Pinterich.

A Faculdade Zumbi dos Palmares, mais conhecida como Unipalmares ou FAZP, iniciou suas atividades em 2004, no bairro paulistano da Ponte Pequena, sendo este o seu único campus. Um dos objetivos da faculdade é o de diminuir a desigualdade entre negros e brancos no ensino superior, uma vez que no Brasil apenas 13,3% dos alunos do ensino superior são negros, segundo dados do Censo da Educação Superior 2012.

Segundo José Vicente, “nós estamos empreendendo um esforço extraordinário para pode criar condições que esse público e o tema da igualdade possam receber um tratamento adequado na gestão, na inserção e também na interação nos ambientes públicos e privados do país. Temos uma série de necessidades, de dificuldades, de obstáculos e, ao mesmo tempo, temos bastante interesse que esses obstáculos e que essas dificuldades sejam superadas”.

“Por conta disso – continua José Vicente –, nós estamos contatando empresas e corporações que já dizem, em alto e bom som, que a diversidade importa. Então, estamos juntando forças, juntando mecanismos para que a gente possa abrir um pouco mais os acessos, incluir mais esse tema e esse público, permitindo que, dessa forma, a diversidade formal se transforme em diversidade real e objetiva”.

“Esse projeto – prossegue o reitor da Zumbi dos Palmares – prevê na primeira contrapartida das partes a internalização desse fundamento como valor significativo e, depois, uma intervenção, no caso do Crea-SP, junto aos profissionais do Sistema, para que também possam ser sensibilizados nessa direção”.

Na opinião de Walmir Góis, “a assinatura da iniciativa coloca o Crea-SP, enquanto Autarquia, como mais uma das entidades públicas no reforço ao cumprimento da legislação e inclusão profissional e social”.

Os dez compromissos que o Crea-SP acaba de assumir com a adesão àIniciativa Empresarial com a Promoção da Igualdade são:

1. Comprometer-se – presidência e executivos – com o respeito e a promoção da igualdade;

2. Promover igualdade de oportunidades e tratamento justo a todas aspessoas;

3. Promover ambiente respeitoso,seguro e saudável para todas as pessoas;

4. Sensibilizar e educar para o respeito e a promoção da diversidade racial;

5. Estimular e apoiar a criação de grupos de afinidade sobre diversidaderacial;

6. Promover o respeito àdiversidade racial na comunicação e marketing;

7. Promover o respeito a todas as pessoas no planejamento de produtos, serviços e atendimento aos clientes;

8. Promover ações de desenvolvimento profissional para se alcançar a igualdade racial no acesso a oportunidades de trabalho e renda;

9. Promover o desenvolvimento econômico e social na cadeia de valor dos segmentos étnico-raciais em situação de vulnerabilidade e exclusão na cadeia de valor;

10. Promover e apoiar ações em prol da igualdade racial no relacionamento com a comunidade.

Clique aqui para conhecer a íntegra da Carta de Adesão à Iniciativa Empresarial pela Igualdade.

Produzido pelo Departamento de Comunicação e Eventos do Crea-SP
Reportagem: Jorn. Guilherme Monteiro.
Colaboração: Daylson Santos – Estagiário de Jornalismo (texto e fotos).