Técnicos industriais

Desde 21 de setembro os técnicos industriais estão desvinculados do Sistema Confea/Crea

Como já é de conhecimento da categoria, desde 21 de setembro os técnicos industriais estão desvinculados do Sistema Confea/Crea. Assim, por força da aplicação da Lei 13.639/2018, os Creas estão impedidos de emitir documentos de qualquer natureza para esses profissionais.

A regulamentação e a fiscalização do exercício profissional de todos os técnicos industriais do estado de São Paulo passam, então, a ser uma atribuição do Conselho Federal dos Técnicos Industriais, uma vez que ainda não existe órgão regional correspondente para essa finalidade.

Continuamos acreditando que a área tecnológica unida ganha mais força e que essa convivência entre diferentes modalidades sempre enriqueceu os nossos debates em nível estadual e federal, razão pela qual lamentamos a desvinculação dos técnicos industriais e desejamos que, em breve, as consequências dessa mudança revelem-se favoráveis aos mesmos e à sociedade, pois é para isso que existe o nosso sistema profissional.

Engenheiro Vinicius Marchese Marinelli
Presidente do Crea-SP

Perguntas frequentes

1. O profissional técnico será transferido automaticamente para o novo Conselho?

Será transmitida ao Conselho Federal dos Técnicos Industriais uma relação dos profissionais de nível técnico registrados no Crea-SP. Os trâmites para regularização do novo registro são de responsabilidade do Conselho Federal dos Técnicos Industriais.

2. O que acontece com a anuidade paga este ano?

A anuidade paga pelos profissionais de nível técnico em 2018 será repassada proporcionalmente ao Conselho Federal dos Técnicos Industriais, de acordo com o que determina a Lei nº 13.639/2018 e seguindo os procedimentos estabelecidos pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia – Confea.

3. Quais modalidades de técnico vão para o novo Conselho e quais permanecem no Crea-SP?

Técnicos Industriais terão seu registro desativado em 21/09/2018 e seus dados cadastrais serão encaminhados para o Conselho Federal dos Técnicos Industriais.

Técnicos agrícolas permanecem no Crea-SP até definição de sua situação junto ao novo Conselho.

Mais informações estão disponíveis no site do Conselho Federal dos Técnicos Industriais: https://www.cft.org.br/