CRP promove Seminário de Treinamento de Conselheiros Palestrantes

Comissão de Relações Públicas tem por objetivo melhorar a imagem do Crea-SP

Engenheiro Químico e Eletricista Valter Domingos Idargo, coordenador da CRP: mudanças em vista

No dia 10 de maio a Comissão Permanente de Relações Públicas do Crea –SP (CRP) deu início, no auditório da Sede Angélica, ao X Seminário de Treinamento de Conselheiros Palestrantes, com o objetivo de orientar os participantes quanto às técnicas de apresentação e comportamento de palco, e ainda quanto à padronização das palestras.

A programação do seminário será desenvolvida em duas etapas: nesta primeira o Engenheiro de Alimentos Marcelo Alexandre Prado, coordenador da Câmara Nacional de Engenharia Química, abordou o tema “Diretrizes para a Apresentação de Palestras da CRP ao Público”; e no dia 5 de julho o treinamento será finalizado com uma palestra, seguida de dinâmica de grupo, com foco na padronização das apresentações do Crea-SP.

Engenheiro de Alimentos Marcelo Alexandre Prado na primeira etapa do treinamento

O seminário faz parte do Plano de Trabalho da CRP, coordenada pelo Eng. Quim. e Eletric. Valter Domingos Idargo, para impulsionar o programa de palestras do Crea-SP, que versam sobre variados temas, tanto do Conselho como de assuntos técnicos das Engenharias e Agronomia, a saber: “ART: uma Exigência da Sociedade - Responsabilidades da ART, da Emissão até a Baixa”, “A Importância dos Órgãos de Regulamentação e Fiscalização”, “Atribuições Gerais e Específicas dentro da Modalidade”, “Desafios e Oportunidades da Carreira de Engenheiro”.

Seleção criteriosa

“O critério de seleção do palestrante – explica Idargo – leva em conta a proximidade geográfica das demandas, que, em sua maioria, vêm de instituições de ensino e entidades de classe, com a área de atuação do conselheiro, além do seu domínio sobre o tema da palestra”. Todo palestrante da CRP passa por uma avaliação do público e, depois, pela análise dos membros da Comissão, a respeito de sua performance. “Esses critérios – informa o coordenador – estão bem definidos no Plano de Trabalho da CRP para este ano. Afinal, trata-se da imagem do Conselho lá fora”.

Entre os projetos em desenvolvimento, a CRP destaca a implantação do Curso de Legislação Profissional para todos os egressos das faculdades da área tecnológica (antes restrito aos recém-formados da área agronômica) e a criação de Fóruns de Infraestrutura e Meio Ambiente, em parceria com a Comissão Permanente de Meio Ambiente do Conselho.

A finalidade da CRP

Segundo o Regimento Interno do Crea-SP, a Comissão de Relações Públicas tem por finalidade:

I – planejar e executar campanhas de esclarecimentos, inclusive palestras e mesas redondas sobre legislação profissional, nas instituições de ensino da área tecnológica, bem como nas entidades de classe da jurisdição;

II – participar da organização, quando for o caso, da realização da Semana Oficial da Engenharia, da Arquitetura e da Agronomia;

III – divulgar, entre os profissionais registrados, as atividades desenvolvidas pelo Crea;

IV – propor as medidas necessárias ao aprimoramento do atendimento ao público, especialmente aos profissionais, bem como ao relacionamento com outras entidades e conselhos profissionais;

V – estudar assuntos afins que lhe sejam encaminhados pelo Plenário ou pela Presidência.

Além do Eng. Quim. e Eng. Eletric. Valter Domingos Idargo, compõem a CRP os engenheiros Douglas Barreto, Auro Doyle Sampaio, José Ariovaldo dos Santos e Valdemar Antonio Demétrio.

A CRP disponibiliza um e-mail de contato para conselheiros e demais profissionais que queiram solicitar ao Crea-SP palestras sobre o Sistema ou assuntos técnicos - crp@creasp.org.br

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3061-6840, com Andréia Arsênio (Apoio Administrativo).

Conselheiros esclarecem dúvidas na primeira etapa do treinamento

Produzido pelo Departamento de Comunicação do Crea-SP - DCO
Reportagem: Jornalista Guilherme Monteiro.
Colaboração: Claudio Porto e Felipe Marques - Estagiários de Jornalismo.