Brasil. República Federativa do Brasil
Notícias RSS

contraste

separador

Sessão Plenária de abril

Participação do Conselho em discussões técnicas de caráter nacional marcou reunião do mês

A participação recente do Crea-SP em missão brasileira à sede do Banco Mundial em Washington, D.C. e a Frente Parlamentar pelo fortalecimento e defesa dos interesses do Crea-SP foram alguns dos destaques trazidos pelos Conselheiros durante a Sessão Plenária do mês de abril, realizada no última quinta-feira, dia 5, na Sede Angélica.

O Diretor Técnico do Conselho, Engenheiro Agrônomo Glauco Eduardo Pereira Cortez, relatou sua participação, por indicação do Presidente Vinicius Marchese Marinelli, em uma missão internacional à sede do Banco Mundial em Washington, D. C., para tratar da representação do Crea-SP no levantamento dos indicadores quantitativos que mapeiam o Doing Business,  publicação do grupo que analisa, a cada ano, leis e regulações que facilitam ou dificultam as atividades das empresas em 190 diferentes economias de todo o mundo, sugerindo melhorias.

No ano passado o Crea-SP passou a integrar o comitê formado pelo Governo Federal, por meio do Programa Bem Mais Simples Brasil, para discutir a desburocratização dos procedimentos para abertura de empresas no País, com o objetivo principal de acompanhar a evolução do processo de alteração dos normativos, garantindo a segurança dos procedimentos já colocados em prática pelos órgãos de fiscalização profissional.

O objetivo geral é melhorar a posição do Brasil no ranking elaborado pelo Doing Business, avaliando os itens em que o Brasil deixa de pontuar, como o índice de controle de qualidade durante a construção, analisando se o Brasil está perdendo pontuação de maneira correta, se há informações erradas ou desatualizadas, e quais as possibilidades do país ganhar os pontos perdidos.

No cômputo geral, o Brasil ocupa a 175ª posição (no indicador “obtenção de alvará da construção”, o Brasil está no 125º lugar, atrás de países como Antígua e Barbados). “A elite pensante da engenharia do Estado está aqui neste auditório. Eu pergunto: algum dos senhores respondeu a algum tópico sobre isso?”, indagou o Diretor Glauco, salientando que raros são os engenheiros que entram como respondentes nesse processo. “Por que o Brasil está perdendo desses países? Quem responde aos questionários? Alguma coisa está errada nesse relatório”, frisou.

Durante a reunião no Banco Mundial, foi salientado que o Brasil foi um dos últimos países a procurá-los e que existe a necessidade de encontrar pessoas aptas no país a responder o questionário, ajudando a resolver o problema dos índices. “Eles não sabiam, por exemplo, que existia um Conselho que regulamentava e fiscalizava essas atividades”, ressaltou Glauco.

Ficou estabelecido, então, que o Crea-SP irá indicar nomes de profissionais que possam responder adequadamente a essas questões (o domínio do idioma inglês é uma necessidade). “Nós temos que procurar o mundo. A porta está aberta para isso. Essa é a oportunidade do Conselho tomar a frente disso. Não podemos deixar outros profissionais, como advogados, responder a esse questionário por nós”, salientou.

O Presidente do Crea-SP lembrou que os primeiros contatos com o relatório Doing Business aconteceram na época de sua participação em uma comissão do Conselho Federal. “Posteriormente distribuí o relatório para toda a nossa Diretoria e começamos a buscar essa participação para mostrar que muita coisa ali não condizia com a nossa realidade, o que culminou com a participação efetiva do Crea-SP nessa discussão tão importante. Conseguimos chegar a esse estágio de participar e ter voz nessas discussões”, frisou o Engenheiro Vinicius.

O Presidente ressaltou mais uma vez que, no que depender desta administração, a busca por esse protagonismo nas discussões será sempre uma meta. “Vamos buscar a participação técnica nessas discussões. No recente Fórum Mundial da Água, por exemplo, participamos apenas como ouvintes. É difícil buscar espaço quando não se construiu anteriormente o espaço para se ocupar”, disse.

Frente Parlamentar

O Conselheiro Marco Antônio Silva de Faveri ressaltou a visita realizada no início de março por um comitê do CDER à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo para acompanhamento dos trabalhos da Frente Parlamentar pelo fortalecimento e defesa dos interesses do Crea-SP, que conta com o apoio de 39 deputados de todo o Estado. “Na ocasião, entendemos melhor o funcionamento da ALESP e identificamos que são infinitas as possibilidades de trabalho para o Crea-SP, principalmente nas demandas de apoio técnico dos profissionais da área de tecnologia em assuntos como meio ambiente, infraestrutura, etc.”, disse.

Faveri lembrou também que é candidato ao Conselho Deliberativo da ABNT com o apoio do Crea-SP.

As publicações de caráter técnico publicadas pelos componentes do Plenário também receberam destaque na reunião de abril. O Conselheiro Paulo César Lima Segantine fez o lançamento do livro “Exercícios de Topografia para Engenharia” e destacou que o objetivo dos autores da obra é “deixar um legado para as futuras gerações com a nossa experiência profissional”.

Já o Conselheiro Douglas Barreto trouxe o Caderno Técnico “Projetos de Sistemas de Proteção contra Descargas Atmosféricas – NBR 5419/2015), produzido em parceria com a Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de São Carlos. 

O Coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Civil, Conselheiro José Eduardo de Assis Pereira, destacou os resultados da avaliação feita para melhoria da mobilidade dos conselheiros para acesso aos assentos do auditório, assunto trazido à discussão pelos próprios integrantes do Plenário. A análise preliminar apontou para a necessidade da retirada de três fileiras de cadeiras e para o posicionamento das mesas apenas nos assentos centrais. “O assunto será encaminhado à Superintendência Administrativa para avaliação”, ressaltou o Presidente do Crea-SP.

Produzido pelo Departamento de Comunicação do Crea-SP
Reportagem: Jornalista Perácio de Melo – DCO/SUPCEV
Colaboração: Estagiários Felipe Marques, Claudio Porto e Carina Yazbek (Fotos)


  • compartilhar
  • Enviar por e-mail
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Orkut
índice de notícias

Exibir notícias por:

Institucional

Fiscalização

Tecnologia

Clipping










Crea-SP

Av. Brigadeiro Faria Lima, 1059

Pinheiros • São Paulo • SP • CEP 01452-920

Atendimento: 0800-17-18-11