Brasil. República Federativa do Brasil
Notícias RSS

contraste

separador

Workshop sobre barragens reuniu especialistas em MG

Presidente do Crea-SP marcou presença em Belo Horizonte

Nos dias 29 e 30 de abril, uma parceria entre o Confea e o Crea-MG realizou o Workshop sobre Barragens em Belo Horizonte. O evento reuniu um público de cerca de 200 pessoas, entre especialistas da engenharia e geologia, e outros profissionais com atuação na área.

O Presidente do Crea-SP, Engenheiro Vinicius Marchese Marinelli, esteve presente ao encontro e destacou que, considerada a importância do assunto, o Conselho paulista tem dado atenção especial às diversas áreas de mineração, águas subterrâneas, barragens de contenção e hidrelétricas nas ações de fiscalização que vem promovendo em suas 12 regiões administrativas. Em Minas Gerais, Vinicius foi acompanhado por seu vice-presidente, Eng. Agr. Glauco Eduardo Pereira Cortez.

Na abertura do evento, o secretário de geologia, mineração e transformação mineral do Ministério de Minas e Energia (MME), Alexandre Vidigal de Oliveira, propôs a criação de um comitê sobre barragens, que seria formado pelo Sistema Confea/Crea, comunidade acadêmica, poder público e sociedade civil. “O Comitê envolveria setor público e privado. Nós do ministério promoveríamos interação para ser o vetor de convergência de todos esses interessados. Seria um grupo formal, para que nossa visibilidade e credibilidade contem com essa chancela do poder público”, explicou.

Alexandre Oliveira comentou que vem participando de vários eventos relacionados ao tema, que tem trazido isoladamente especialistas de vários países. “Seria muito interessante se o Confea promovesse um evento reunindo especialistas, inclusive internacionais. Pois percebo que somos ilhas de excelências, mas não tem havido concentração de esforços para uma iniciativa comum, inclusive para reunir o conhecimento que dispomos e ao qual tivemos acesso após as tragédias em Minas Gerais”, pontuou o secretário.

Durante a programação, o geólogo/geotécnico e hidrogeólogo prof. doutor Walter Duarte Costa (UFMG) palestrou sobre “Diferenças entre barragens para acumulação de água e para depósito de rejeitos”; e o geólogo/geotécnico e engenheiro civil prof. doutor Fábio Augusto Gomes Vieira Reis (Unesp) debateu a “Regulamentação de barragens de rejeito e gestão de riscos”. Já o vice-presidente do Comitê Brasileiro de Barragens, engenheiro civil José Marques Filho (UFPR) levou uma “Abordagem holística de segurança de barragens e qualificação técnica”; enquanto o engenheiro civil da Agência Nacional de Mineração (ANM), Luiz Henrique Passos Rezende, apresentou um “Panorama das barragens de rejeitos em Minas Gerais”.

No segundo dia de atividades, os participantes foram divididos em oficinas sobre “Grandes Barragens de Água” e “Barragens de rejeito de mineração”, conduzidas, respectivamente, pelos palestrantes José Marques Filho e Fábio Reis.

O encontro teve como objetivo elaborar um documento técnico de caráter político-institucional para a proposição de medidas para prevenção de desastres envolvendo barragens de rejeito de mineração e grandes barragens de água. “Considerando os episódios recentes, que têm como o mais marcante a ruptura da barragem do Córrego do Feijão, no município de Brumadinho (MG), e tantas outras estruturas que vêm demonstrando vulnerabilidade pelo país, o Sistema Confea/Crea não poderia se furtar a esse debate de suma importância para a sociedade”, ponderou o presidente do Confea, engenheiro civil Joel Krüger.

O presidente do Crea-MG, engenheiro civil Lucio Borges, também manifestou a importância dessa discussão em Minas Gerais. “Infelizmente, nosso estado tem sofrido as consequências da falta de uma gestão de risco. Precisamos debater alternativas e protocolos técnicos capazes de minimizar impactos sociais e ambientais, destacando o aprimoramento da segurança na atividade de mineração”, opinou.

Para mais informações, acesse: http://www.crea-mg.org.br/

Produzido pelo Departamento de Comunicação e Eventos do Crea-SP, com informações do Crea-MG e fotos do Confea.


  • compartilhar
  • Enviar por e-mail
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Linkedin
índice de notícias

Exibir notícias por:

Institucional

Fiscalização

Tecnologia

Clipping










Crea-SP

Av. Brigadeiro Faria Lima, 1059

Pinheiros • São Paulo • SP • CEP 01452-920

Atendimento: 0800-17-18-11