Crea-SP encerra mais uma etapa da fiscalização do primeiro semestre

Força-tarefa visitou cerca de 100 municípios das 4ª e 5ª Regiões Administrativas

O Crea-SP encerrou na sexta-feira (26) a quinta etapa das ações de fiscalização programadas para o primeiro semestre de 2019, abrangendo as 4ª e 5ª Regiões Administrativas do Conselho. A força-tarefa do Crea-SP, constituída de 20 duplas de Agentes Fiscais, visitou em uma semana cerca de 100 cidades do Litoral Sul, Vale do Ribeira e de parte da Grande São Paulo. As ações integram o programa anual de fiscalização do Conselho, que, desde o início do ano, já fiscalizou atividades da área tecnológica em mais de 300 localidades do Estado.

Na abertura da operação da força-tarefa do Crea-SP em Peruíbe (da esquerda para a direita), Eng. José Roberto Rodrigues Alves, Diretor Municipal de Obras Particulares e Fiscalização; Eng. André Luiz de Paula, Vice-Prefeito e Secretário Municipal de Obras de Peruíbe; Eng. Arthur Ferreira, Gerente Regional da GRE 4 do Crea-SP; Engª Wanessa Almeida Valente de Matos, Presidente da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Peruíbe; e Engª Maria do Carmo Rosalin de Oliveira, Conselheira do Crea-SP por Peruíbe

No primeiro semestre de 2019 os Agentes Fiscais do Conselho estão fiscalizando o exercício profissional em diversas áreas de mineração, águas subterrâneas, barragens de contenção e hidrelétricas, indústrias de todos os segmentos (principalmente as vinculadas aos setores de petróleo, alimento, química, farmacêutica, borracha, cerâmica, bebida e agroindústria) e as chamadas “obras de arte da engenharia” (pontes, passarelas, túneis e viadutos) – além de estabelecimentos hospitalares, a exemplo de anos anteriores.

Acima, os componentes da força-tarefa que inicia a fiscalização nos municípios do Litoral Sul e Vale do Ribeira (GRE 4)

Os resultados desta quinta semana de fiscalização serão apresentados na reunião do Colégio Regional de Inspetores a ser realizada em Praia Grande, nos dias 14 e 15 de junho, simultaneamente à quinta etapa do Congresso Regional de Profissionais – CRP, em preparação para o Congresso Estadual de Profissionais (CEP) e o para Congresso Nacional de Profissionais (CNP), promovidos pelo Confea a cada três anos.

Na preleição que abriu os trabalhos da força-tarefa em Cajamar (à direita), Eng. Felipe Xavier, Chefe da UGI Barueri; Vereador Luiz Fabiano Cordeiro Galvão; Eng. Eurico Missé, Presidente da Câmara local e Inspetor do Crea-SP no município; Eng. João Batista Missé, Presidente da Associação de Engenheiros e Agrônomos de Cajamar; e Eng. Marcelo Bruni, Gerente da GRE 5

Acima, os componentes da força-tarefa que inicia a fiscalização nos municípios da GRE 5

Na mesma sexta-feira (26) a Fiscalização do Crea-SP apresentou os resultados da segunda semana de fiscalização (de 25/02 a 01/03) no segundo Colégio Regional de Inspetores de 2019, realizado em Igaraçu do Tietê. A sexta e última etapa das ações de fiscalização para o primeiro semestre de 2019 está prevista para acontecer de 13 a 17 de maio, com lançamento nos municípios de Taubaté e Santo André.

A respeito do trabalho que as forças-tarefas vêm desenvolvendo, o presidente do Crea-SP, Eng. Vinicius Marchese Marinelli, vem reforçando que, “nos últimos dois anos, já vínhamos fiscalizando algumas dessas atividades, como as dos estabelecimentos de saúde públicos e privados e seus equipamentos médico-hospitalares, além de outras que pudessem prejudicar o meio ambiente, em usinas de açúcar e álcool, empresas de extração de minérios, poços artesianos, aterros sanitários, indústrias e empreendimentos da área agronômica, como a produção de sementes e mudas, armazenamento e coleta de embalagens".

"Também dedicamos - destaca Vinicius - especial atenção aos grandes empreendimentos e obras de grande porte, parques de diversões e outros locais de entretenimento, e ainda as concessionárias de serviços públicos. O que estamos fazendo em 2019 é a continuidade de um planejamento que iniciamos nos primeiros dias da nossa gestão".

ACOMPANHE, NA TABELA ABAIXO, O CRONOGRAMA DE AÇÕES DE FISCALIZAÇÃO DA FORÇA-TAREFA.

EVENTO REGIÃO LOCAL DATA/PERÍODO
FORÇA-TAREFA (1) GRE01 e GRE09 ARAÇATUBA e S. J. DO RIO PRETO 11 a 15/2
CRI / CRP (1) GRE01 e GRE09 ARAÇATUBA 5 e 6/4
FORÇA-TAREFA (2) GRE08 e GRE11 GARÇA e SÃO ROQUE 25/2 a 01/3