Araçatuba sedia primeira reunião do Colégio Regional de Inspetores de 2019

Foram apresentados os resultados de fiscalização em duas regiões administrativas do Conselho

Profissionais credenciados também participam no mesmo local de Congresso Regional no sábado 06/04

O Crea-SP realizou na noite da sexta-feira 05/04, no Teatro UNIP, em Araçatuba, a primeira reunião do ano do Colégio Regional de Inspetores, como parte do programa preparatório para o Colégio Estadual de Inspetores, que acontecerá em agosto, em local ainda a ser definido. O objetivo do evento foi apresentar os resultados da primeira ação de fiscalização realizada pela Força-Tarefa do Conselho em 2019 (clique aqui para acessar a íntegra da apresentação), de 11 e 15 de fevereiro, abrangendo municípios das 1ª e 9ª Regionais Administrativas, com sedes em Araçatuba e São José do Rio Preto, respectivamente. Outras ações do gênero já foram realizadas pela Força-Tarefa do Crea-SP nos últimos dois meses, em municípios das regiões de Garça e São Roque (de 25/02 a 01/03), das regiões de Barretos e Araraquara (de 18 a 22/03) e das regiões de Campinas e Limeira, cujos resultados serão apresentados nas próximas reuniões do Colégio Regional de Inspetores, em Barra Bonita, Ribeirão Preto e Americana, respectivamente.

Cerca de 450 inspetores participaram da primeira reunião regional de 2019

Para o primeiro semestre de 2019 o Crea-SP definiu como foco de sua fiscalização as condições do exercício profissional em diversas áreas de mineração, águas subterrâneas, barragens de contenção e hidrelétricas, indústrias de todos os segmentos (principalmente as vinculadas aos setores de petróleo, alimento, química, farmacêutica, borracha, cerâmica, bebida e agroindústria) e das chamadas “obras de arte da engenharia” (pontes, passarelas, túneis e viadutos) – além de estabelecimentos hospitalares, a exemplo de anos anteriores.

O Colégio de Inspetores é o fórum permanente composto pelos inspetores e pelo Presidente do Crea-SP para auxiliar, discutir e propor diretrizes para a fiscalização do Conselho. Um dos objetivos das suas reuniões é o de promover a valorização dos profissionais do Sistema Confea/Crea como agentes transformadores no desenvolvimento sustentável dos municípios.

Na abertura do primeiro encontro regional do ano do Colégio de Inspetores compuseram o dispositivo de honra (da esquerda para a direita, na foto acima) o Gerente da 9ª Região do Crea-SP, Eng. José Paulo Saes; a Superintendente de Fiscalização do Crea-SP, Engª Maria Edith dos Santos; a Vice-Presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos da Alta Noroeste, representando o presidente da entidade, Eng. Petrônio Pereira Lima e os Inspetores das 1ª e 9ª Regiões Administrativas do Crea-SP, Engª Gisele Sartori Bracale; o Vice-Presidente do Crea-SP, Eng. Glauco Eduardo Pereira Cortez; a Presidente da Câmara Municipal de Araçatuba, Tiesa Lemos Marques (que entregou ao presidente do Crea-SP a Declaração de Hóspede Oficial do Município de Araçatuba); o Presidente do Crea-SP, Eng. Vinicius Marchese Marinelli; a Vice-Prefeita do Município de Araçatuba, Edna Flor, representando no ato o Prefeito Dilador Borges Damasceno; o Coordenador de Cursos da UNIP local, Professor Márcio Saito, representando o Diretor da UNIP Campus Araçatuba, Professor Hélio Negri; o Diretor Técnico do Crea-SP, Eng. Márcio de Almeida Pernambuco; o Coordenador do Colégio de Entidades Regionais de São Paulo, Eng. Mamede Abou Dehn Junior; o Superintendente de Colegiados do Crea-SP, Eng. Gumercindo Ferreira da Silva; e o Gerente da 1ª Região do Crea-SP, Eng. Osmar Rodrigues Júnior.

Destacando a excelência dos resultados da força-tarefa logo no primeiro encontro regional, o presidente do Crea-SP (foto acima, durante sua apresentação) afirmou que "estamos no caminho certo para alcançarmos um patamar diferenciado no Brasil de hoje. E diante do cenário nacional, nossa mudança, que decorre de ações como estas, precisam acontecer o mais rápido possível".

Presidente Vinicius concedendo entrevista à TV Globo local

SBT também procurou o Crea-SP para divulgar as ações de fiscalização na região: reconhecimento crescente da sociedade

A Superintendente de Fiscalização, Engª Maria Edith, também atendeu à imprensa no evento do Crea-SP no Teatro UNIP

Produzido pelo Departamento de Comunicação e Eventos do Crea-SP - DCEV
Reportagem: Jorn. Guilherme Monteiro.
Colaboração: Claudio Porto - Estagiário de Jornalismo.