Crea-SP debate fiscalização na aplicação de agrotóxicos

Fórum discutiu impactos da prática na atuação profissional

Uma realização conjunta dos Fóruns de Entidades de Classe e de Instituições de Ensino e do Colégio de Entidades Regionais – CDER-SP, o encontro “Fiscalização na aplicação de agrotóxicos” aconteceu na quarta-feira, 3 de outubro, no auditório da Sede do Conselho na Avenida Angélica, na Capital paulista.

A mesa dos trabalhos foi composta pelo Presidente do Crea-SP, Engenheiro Vinicius Marchese Marinelli; a Coordenadora dos Fóruns de Entidades de Classe, Engenheira Cláudia Sornas Campos; o Diretor de Educação do Crea-SP, Engenheiro Elio Lopes dos Santos; e o Coordenador adjunto do Colégio de Entidades Regionais de São Paulo – CDER-SP, Eng. José Geraldo Trani Brandão.

O Eng. Agr. Rafael de Melo Pereira, Diretor do Centro de Fiscalização de Insumos e Conservação do Solo da Coordenadoria de Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo, abriu o ciclo de palestras falando sobre a implantação do Sistema de Gestão de Defesa Animal e Vegetal – Gedave e o uso de agrotóxicos.

Na sequência, o Promotor de Justiça e Professor de Direito Ambiental Ivan Carneiro Castanheiro, do Grupo de Atuação de Defesa do Meio Ambiente – GAEMA, falou sobre a visão do Ministério Público a respeito das formas de aplicação de agrotóxicos.

O papel do Crea-SP e dos engenheiros agrônomos no cumprimento à legislação de agrotóxicos foi o tema da palestra da Eng. Agr. Adriana Mascarette Labinas, Conselheira do Crea-SP e docente da Universidade de Taubaté – UNITAU.

Encerrando o clico de palestras, a Eng. Agr. Letícia Ane Susuki, também Conselheira do Crea-SP e docente da UNIFEB/Barretos, falou sobre resíduos de agrotóxicos nos alimentos.

No período da tarde, membros do núcleo jovem da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba - AEAS Jovem apresentaram o trabalho desenvolvido naquela entidade aos integrantes do CDER-SP. Estiveram presentes os engenheiros Rubens Augusto Romano, Jefferson Aparecido Dias, Samuel Carlos Flora e Egício Pucci.

Produzido pelo Departamento de Comunicação e Eventos do Crea-SP

Reportagem: Jornalista Perácio de Melo – DCEV/SUPCEV