"Centro Seco" em São Bernardo do Campo

Crea-SP realizou visita técnica à maior obra atual de drenagem do País

Acompanhado de uma comitiva formada por profissionais da região do Grande ABC, entre eles inspetores, conselheiros e presidentes de entidades dos municípios de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Mauá e Ribeirão Pires, o Presidente do Crea-SP, Engenheiro Vinicius Marchese Marinelli, encabeçou uma visita técnica àquela que é considerada a maior obra de drenagem em andamento no País.

A visita foi iniciada em reunião na sede da Secretaria de Serviços Urbanos, localizada no bairro de Rudge Ramos, quando o grupo foi recepcionado pelo Vice-Prefeito e Secretário Municipal daquela pasta, o gestor público Marcelo Lima, mais jovem vereador eleito no município, e pelo Diretor de Macrodrenagem da Secretaria, Engenheiro André Marzolla.

"O centro de São Bernardo sofre com um problema que são as enchentes e isso foi causado por uma urbanização não ordenada. No paço municipal, onde se encontra hoje o piscinão, já chegamos a captar dois metros de águas das chuvas", destacou o Vice-Prefeito, acrescentando: "estamos fazendo obras de drenagem e captação de águas pluviais. É um sistema feito com túneis, como se fossem veias arteriais, com captação e microdrenagem em algumas regiões para que esse volume de água seja jogado para dentro desse piscinão".

Herdado da gestão municipal anterior, o conjunto de obras conhecido pelo nome de "Centro Seco" só foi retomado após a realização de uma auditoria pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas - IPT. "Antes de colocarmos a mão na obra, fizemos a contratação do IPT para uma auditoria completa, o que nos deu mais segurança para acelerarmos o seu andamento: já entregamos o estacionamento do paço municipal, aceleramos os serviços dentro do piscinão e iniciamos as obras do túnel, com a previsão de entregá-lo em 24 meses", frisou o Vice-Prefeito. O IPT acompanhará o andamento das obras do túnel até sua finalização.

De acordo com o projeto original, o piscinão do paço municipal terá capacidade para armazenar até 220 milhões de litros de água e será interligado com galerias construídas sob a Rua Jurubatuba e a Avenida Aldino Pinotti, objetivando o fim das enchentes na região central da cidade.

"Não é uma obra somente de captação de água do solo da superfície, fazemos a captação de toda a água que vem do Córrego dos Meninos; então a água que vem da (avenida) Faria Lima é jogada para o túnel e nós vamos reservar essa água, vai ficar uma lâmina de 50 centímetros no leito do córrego, onde (se) vai captar (o bairro) Baeta Neves, ali pra frente. Essa água que nós vamos reservar é água do Córrego dos Meninos", esclareceu o Diretor de Macrodrenagem.

"O túnel está a (quase) 20 metros de profundidade, são 6,20 m de diâmetro, corta a Jurubatuba, uma das ruas mais importantes de São Bernardo, passa por baixo da rodoviária municipal, é uma obra muito forte. Não existe atualmente obra de drenagem maior em andamento no País", ressaltou o Vice-Prefeito.

De Rudge Ramos a comitiva do Crea-SP seguiu para o centro da cidade, onde juntou-se ao grupo o Secretário de Gestão Ambiental de São Bernardo, Dr. José Carlos Gobbis Pagliuca, para visita técnica às obras do túnel do piscinão.

"O País precisa muito hoje de iniciativas que visem à infraestrutura. O Crea-SP hoje também passa por uma fase de reestruturação, um momento em que se tem muitas expectativas, então estamos buscando essa aproximação junto ao Legislativo e ao Executivo porque a gente quer ajudar essas classes políticas em seu desempenho, a proporcionar municípios melhores, um Estado melhor, ter um plano de governo a nível federal. Afinal, o Crea-SP também defende a sociedade, então nossos interesses são comuns. No que o assunto for técnico, estamos à disposição para auxiliar", afirmou o Presidente do Crea-SP, destacando que "toda a estrutura de fiscalização do Conselho está à disposição do poder público para garantir o bom andamento dos serviços e obras de Engenharia".

Produzido pelo Departamento de Comunicação do Crea-SP

Reportagem e fotos: Jornalista Perácio de Melo - DCO/SUPCEV