Colégio de Inspetores do Crea-SP

4ª etapa regional reuniu profissionais de Barretos, Franca e Ribeirão Preto

Quatro etapas regionais já foram vencidas pelo Crea-SP rumo à realização do XVI Seminário Estadual de Fiscalização - Sefisc. Depois dos encontros de Presidente Prudente, Mogi Mirim e Taubaté, foi a vez de Barretos sediar, nos dias 12 e 13 de maio, o Colégio Regional de Inspetores, que reuniu cerca de 150 profissionais da área tecnológica.

O encontro foi realizado no Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos – UNIFEB. A abertura do evento aconteceu na sexta, 12, quando o Presidente do Crea-SP, Eng. Vinicius Marchese Marinelli, compôs a mesa diretora ao lado do Vice-Presidente do Confea, Eng. Agr. Daniel Antonio Salati Marcondes; o Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Físico Territorial de Barretos, Eng. Ronaldo Luiz de Ávila Câmara; o Presidente da Câmara Municipal, Leandro Aparecido da Silva Anastácio; o Professor Mestre da Unifeb, Eng. Rodolfo Antonio Costa; o Diretor Administrativo do Crea-SP, Eng. Carlos Eduardo de Vilhena Paiva; a Presidente da Associação Barretense de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, Eng. Débora Sartori; o Coordenador do Colégio Regional de Inspetores, Eng. Jairo de Souza Machado Junior; a Superintendente de Fiscalização do Crea-SP, Engenheira Maria Edith dos Santos; e o Gerente da 3ª Região do Crea-SP, Eng. Araken Seror Mutran.

O Vice-Presidente do Crea-SP, Eng. Edson Navarro, falou sobre a blitz inter-regional realizada recentemente na 3ª Região Administrativa do Conselho, quando foram visitados 378 empreendimentos , sendo fiscalizadas 1.493 atividades técnicas de 682 pessoas físicas e 1.441 pessoas jurídicas.

Os profissionais presentes ao evento de Barretos assistiram às palestras “Fiscalização em Hospitais”, conduzida pelo Diretor Financeiro do Crea-SP, Eng. Prod. Mec. Rodolfo Fernandes More; e “Confea e a Fiscalização”, ministrada pelo Vice-Presidente do Conselho Federal.

O Eng. Agr. Salati destacou as atuais prioridades do Confea, que incluem itens como a federalização, garantindo a participação de todos os Regionais no Plenário; a carreira de Estado dos engenheiros; a criminalização das atividades de leigos; e o Sistema Nacional de Gestão de Informações Territoriais – SINTER.

Também foram destacadas as iniciativas do Confea junto à sociedade, com a promoção de debates em torno de temas emergentes, como a inovação e as perspectivas para os setores elétrico e hídrico. “Um exemplo disso é a mobilização que está sendo realizada com os eventos preparatórios para o Fórum Mundial da Água, que acontece ano que vem em Brasília”, frisou.

O Gerente da GRE-3 apresentou os números obtidos na operação especial de fiscalização realizada naquela região entre os dias 3 e 7 de abril, quando foram mobilizados 38 agentes fiscais. Nas 378 visitas cumpridas, foram fiscalizadas 2.123 atividades em 21 municípios, envolvendo 439 pessoas físicas e 1.054 empresas.

Após o ciclo de palestras, os participantes foram divididos em grupos para o trabalho de avaliação das CAFs.

Ao final do evento, os novos inspetores receberam suas carteiras de identificação. O Engenheiro Jairo de Souza Machado Junior representou o grupo em ato simbólico e recebeu o documento das mãos do Diretor Administrativo e da Superintendente de Fiscalização do Crea-SP.

O Colégio de Inspetores é o fórum permanente composto pelos inspetores e pelo Presidente do Crea-SP para auxiliar, discutir e propor diretrizes para a fiscalização do Conselho; aprimorar a atuação dos inspetores e consolidá-los como líderes de suas regiões, promovendo seminários, palestras, cursos e debates; e traçar estratégias para melhorar as relações institucionais na sociedade, promovendo a valorização dos profissionais do Sistema Confea/Crea como agentes transformadores importantes para o desenvolvimento sustentável dos municípios.

Até junho também serão realizados encontros regionais em Araraquara, São José do Rio Preto e Marília. O XVI Sefisc acontece de 23 a 25 de junho em Campos do Jordão, reunindo quase dois mil profissionais, entre inspetores, conselheiros e agentes fiscais do Crea-SP.

Produzido pelo Departamento de Comunicação do Crea-SP